Superman Versus Homem-Aranha: O Primeiro Crossover Marvel & DC

Tudo bem pessoal?Hoje começaremos a falar dos crossovers Marvel & DC e de cara o primeiro é o clássico Super-Homem e Homem Aranha I!

Super-Homem & Homem-Aranha I
A clássica capa por Ross Andru

No início dos anos 70, foi sugerido a os editores da Marvel, Stan Lee, e ao editor da DC, Carmine Infantino, um filme crossover entre Superman e Homem Aranha, porém como já havia um filme do Superman planejado e uma série de TV do Homem Aranha, o projeto foi engavetado.

Em 1975, DC e Marvel trabalharam juntos pela primeira vez na adaptação do filme o Mágico de Oz para os quadrinhos, a idéia do encontro entre os dois heróis voltou à tona e então foi decidido que o primeiro encontro entre heróis da DC e Marvel seria publicado em uma edição especial produzida por: Gerry Conway (roteiro), Ross Andru (arte)- ambos já haviam trabalhado com os dois personagens e conheciam seus universos- e Dick Giordano (arte-final);além de Terry Austin, Joe Rubinstein e Bob Wiacek terem ajudado na arte finalização sem serem creditados; e Neal Adam ter retocado o rosto e anatomia do Homem de Aço assim como John Romita, Sr. fez com os rostos de Homem Aranha e Mary Jane, sem serem creditados.A edição foi um sucesso tão grande que possibilitou um segundo encontro entre os dois heróis e entre outros personagens Marvel & DC.
No Brasil: A história foi publicada em Almanaque dos Heróis: Super-Homem contra o Homem Aranha da Ebal de 1977, uma edição rara em formato gigante e colorida que é disputada a tapas por fãs até hoje. O clássico encontro também foi publicado pela Editora Abril duas vezes: Em 1986 e em 1993, desta vez pela série Grandes Encontros Marvel & DC, mais precisamente na edição de número 1 desta série. Essas duas últimas foram publicadas em formatinho.


A História:Nota:Esta historia se passa no período Pré-Crise da DC e se passam na batizada "Terra Crossover", ou seja não valem tanto na cronologia da DC quanto a da Marvel.

A história se inicia enquanto Lex Luthor usa um robô gigante para destruir a cidade, Dr. Octopus tenta roubar o Museu metropolitano de Nova York, usando inclusive sua nave: o "Octopus Voador".
Os dois acabam sendo presos, mas um acaso do destino faz que eles acabem se encontrando em na prisão. Juntos, os vilões armam uma fuga e decidem se unir para derrotar Superman e Homem-Aranha e dominar o mundo.

Para tal ação os vilões decidem utilizar um raio desintegrador, roubado do quartel-general da Liga da Justiça, capaz de destruir o planeta e tem o plano de chantagear os governos, exigindo 10 bilhões de dólares.
Enquanto isso Clark Kent (Superman) e Peter Parker (Homem Aranha) estão com suas namoradas em evento da NASA sobre o lançamento de um satélite, é quando Luthor, disfarçado de Superman, seqüestra Lois Lane e Mary Jane Watson, as duas futuras esposas dos heróis. Peter corre para se transformar em Homem Aranha assim como Clark corre para se transformar em Superman.

Os dois acabam se encontram nos céus de Nova York, com o Homem Aranha culpando Superman de raptar Lois Lane, os dois começam a discutir com Luthor e Doutor Octopus observando tudo de um prédio. Luthor, então, irradia Homem-Aranha com uma arma que reproduz a luz do Sol Vermelho (que tira os poderes do Superman), assim o cabeça-de-teia nocauteia o último filho de Krypton. Os vilões adoram, pois tal luta fará que os dois heróis se destruam. Porém, a radiação se dissipa e Homem Aranha, se achando o máximo, continua batendo em Superman que fica imóvel diante os golpes do herói. Nisso, o aracnídeo tem uma surpresa desagradável, a Maravilha de Metrópolis perde a calma e desfere um murro contra o rosto do Homem-Aranha, mas se detém a tempo de evitar acertá-lo. Entretanto, o deslocamento de ar gerado pelo movimento do punho do Homem de Aço joga o Cabeça-de-Teia muito longe. Mas os heróis finalmente percebem que foram manipulados por impostor e decidem se unir em busca de respostas, encontrando quem são os reais inimigos e se unem, encontrando Lex Luthor e Octopus num covil. A dupla de vilões revela aos heróis que Mary Jane e Lois Lane são suas reféns, o que enfurece Homem-Aranha e Superman, que acabam descobrindo que os dois vilões não passavam de meros hologramas. Ao tentar usar o computador que projetou os hologramas, o herói aracnídeo é salvo da explosão da máquina pelo Homem-de-Aço, que usando seus poderes recontrói o computador. Dessa maneira, Peter finalmente descobre a locilazação dos vilões: Monte Kilimanjaro na África. Com a ajuda do Masai Nuchaka, Superman e Homem-Aranha, chegam ao Monte, onde acabam enfrentando um Masai energizado por Luthor, que é derrotado pela união dos dois super-heróis. Ao chegaram na base de Lex, a dupla descobre que Octopus e Luthor fugiram dali para o satélite da Sociedade Negra, grupo de vilões que foi derrotado pela Liga da Justiça.
No satélite, onde estão Mary e Lois, Lex revela ao Doutor seu plano: usar um dispotivo que roubou para devastar o mundo chantageando o governo para que lhe dêem dez bilhões de dólares para parar a destruição. Chegando lá, os heróis passam a travar um grande duelo com os vilões. Enquanto o Homem-de-Aço tenta impedir a destruição na Terra, Homem-Aranha mostra a Doutor Octopus que Lex Luthor é louco, já que pretende destruir o planete onde moram. Octopus passar atacar seu antigo companheiro, destruindo o dispotivo de Luthor. Porém, apesar da reação em cadeia ter sido bloqueada, um vagalhão de trezentos quilômetros varreria a costa atlântica.
Felizmente, Superman conseguiu reverter a onda, enquanto o Cabeça-de-Teia conseguiu derrotar os dois vilões e resgatar as garotas.Mais tarde, os dois heróis descobrem que Luthor veio a Nova York para sequestrar a namorada do Homem-de-Aço para atrái-lo para uma armadilha, porém, felizmente, Homem-Aranha também estava lá, o que desencadeou a derrota dos vilões.
-->
A história termina com um encontro em conjunto entre os casais.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário