Super Mario Bros. comemora 25 anos hoje!



No dia 13 de Setembro de 1985 o mercado japonês recebeu Super Mario Bros, como tal este clássico dos videojogos faz 25 anos

A história de Mario começa ali no finalzinho dos anos 1970, início dos anos 1980. Naquela época, as grandes mentes da Nintendo, em especial, Gunpei Yokoi, estavam empenhados no desenvolvimento de outros projetos, como os portáteis da linha Game & Watch. Por causa disso, Hiroshi Yamauchi, até então presidente da empresa, deu ao jovem Shigeru Miyamoto uma missão importantíssima para tornar a Nintendo reconhecida no relativamente recém-chegado mercado norte-americano: criar um game de sucesso com base na estrutura do Radar Scope, arcade da Nintendo que foi bem aceito no Japão, mas não nos Estados Unidos, onde o jogo foi visto com certa desconfiança pela equipe da Nintendo americana.
Miyamoto topou o desafio e, logo depois, criou um jogo chamado Donkey Kong. Lançado em 1981, a história desse game é simples: um gorila havia sequestrado uma moça e cabia ao seu namorado salvá-la, um “homenzinho” bigodudo chamado “Jumpman”. O objetivo era levar o Jumpman até o alto do prédio desviando dos obstáculos como barris e fogo, para finalmente resgatar a princisa Pauline do Donkey Kong. O jogo fez muito sucesso e ganhou versões para vários video games e computadores populares na época como o Atari 2600, Coleco, Apple II, Atari 7800, Commodore 64, Commodore VIC-20, Famicom Disk System, PC, ZX Spectrum e Amstrad CPC.
Mais tarde, alguém da Nintendo notou que Jumpman tinha uma impressionante semelhança com Mario Segalli, o senhorio italiano do escritório da Nintendo em Nova York. Foi o que levou a se alterar o nome Jumpman para "Mario".
Aproveitando o sucesso foi lançado em 1982 para os fliperamas o jogo Donkey Kong Jr. é o primeiro jogo em que o Mario é realmente chamado de Mario, e além disso é um dos únicos jogos onde ele é o vilão. Mario prendeu o Donkey Kong, e cabe ao Donkey Kong Jr. resgatar seu pai.
Mario então se tornou xodó da Nintendo. Estrelou diversos jogos onde ele era o principal personagem como:
Mario Bros. (1983):Apesar do nome ser parecido o Mario Bros. não têm nada a ver com o Super Mario Bros., afinal o jogo mostra o mario e o Luigi pela primeira vez como encanadores endrentrando várias criaturas nos esgotos como tartarugas e caranguejos. Primeiramente você deve acertar o bloco logo abaixo da criatupara para depois poder pular em cima e realmente matar. O jogo foi originamente lançado para o fliperama mas depois ganhou versões para o NES, Atari 2600, Atari 5200 e Atari 7200.
Super Mario Bros. (1985): Este foi lançado para o NES e é de longe um dos mais importantes e influentes jogos de todos os tempos, além disso também têm uma das mais famosas trilhas sonoras.Com tanto sucesso o Super Mario Bros. influenciou vários jogos não só da Nintendo como de outras empresas também, e é considerado até hoje uma referência em jogo de plataforma em 2D
Wrecking Crew (1985):Onde Mario e Luigi são demolidores e não podem pular.
Super Mario Bros. 2 (1988): Saiu primieramente em 1986 no Japão, poré como era um jogo difícil e muito parecido com o primeiro, a Nintendo teve a péssima idéia de lançar nos Estados Unidos uma versão modificada do jogo japonês Yume Kōjō: Doki Doki Panic para que se transformasse num jogo do Mario. O resultado não ficou legal e basta jogar um pouco do Super Mario Bros. 2 para ver que ele não se parece com um jogo do Mario, afinal você não mata os inimigos pulando em cima deles e sim arremessando objetos.
Super Mario Bros. 3 (1988):Depois do fiasco do Super Mario Bros. 2 a Nintendo se redimiu ao lançar uma nova obra prima para o NES, o Super Mario Bros. 3 segue a linha do primeiro jogo mas com novos e criativos mundos, novos power ups e um mapa bem interessante e interativo.
Super Mario Land (1989): Primeiro jogo do Mario para o Game Boy, apesar dos gráficos serem muito simples.
Dr. Mario (1990): É um quebra cabeça que lembra um pouco o Tetris, afinal você deve matar os vírus usando as pírulas coloridas que caem do alto da tela.
Super Mario World (1990): O CLÁSSICO INESQUECIVEL! Para acompanhar o lançamento do Super Nintendo a Nintendo precisava de um grande jogo, e o Super Mario World era exatamente o que ela precisava. Afinal ele têm lindos gráficos, ótima trilha sonora e 96 fases muito bem feitas, ele mostrou para muita gente que o Super Nintendo repetiria o sucesso que o NES teve.
Super Mario Kart (1992): OUTRO CLÁSSICO QUE MARCOU INFÂNCIAS! O Super Mario Kart é um jogo de corrida de karts com o Mario e sua turma, ele foi o primeiro jogo da série e gerou inúmeros clones. Ele foi um grande sucesso e vendeu mais de oito milhões de cópias e é o terceiro jogo mais vendido para o Super Nintendo.
Super Mario Land 2: 6 Golden Coins (1992): Continuação de Super Mario Land, o Super Mario Land 2: 6 Golden Coins foi uma enorme progresso em relação ao primeiro, afinal tinha 4 Megabits era um dos maiores jogos de Game Boy e era oito vezes maior que o seu predecessor, isso pode ser percebido facilmente pelos gráficos. E este é o primeiro jogo com a participação do Wario.
Super Mario All-Stars (1993): Super Mario All-Stars é um remake feito para o Super Nintendo dos jogos Super Mario Bros., Super Mario Bros. 2, Super Mario Bros. 3 e Super Mario Bros.: The Lost Levels. Todos com gráficos melhorados e seguindo o estilo do Super Mario World.
Mario Clash (1995): O Mario Clash era um remake do Mario Bros para o Virtual Boy, não tinha muitas novidades e ainda tinha os problemas comuns a todos os jogos do Virtual Boy como gráficos ruims.
Super Mario World 2: Yoshi's Island (1995): É importante saber que apesar do nome, o Super Mario World 2: Yoshi's Island se passa antes do Super Mario World, nele você joga com o Yoshi e deve proteger o mario que é apenas um bêbe. Foi lançado para o Super Nintendo, e é um dos poucos que usa o chip Super FX 2.
Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars (1996): Foi o primeiro RPG com o Mario, e também o último jogo para o Super Nintendo( = ( o melhor video game de todos os tempos IMHO) em que ele aparece. Foi feito pela Square com ajuda do próprio Shigeru Miyamoto.
Super Mario 64 (1996): O Super Mario 64 foi junto com o Pilotwings 64 um dos títulos de lançamento do Nintendo 64. O jogo se destaque porque conseguiu marcar época ao transferir para um jogo em 3D tudo o que a gente via em um jogo 2D.
Mario Kart 64 (1997): A sequência de Mario Kart contava com grande novidade o suporte ao multiplayer de até 4 jogadores simultâneos.
Super Mario Bros. Deluxe (1999): Para os nostálgicos e colecionadores foi lançado para Game Boy Color um remake de Super Mario Bros
Super Smash Bros. (1999): Produzido pela Hal para o Nintendo 64 , o jogo se destacava por colocar para brigar os mais famosos personagens da Nintendo como Mario, Donkey Kong, Samus e Fox.
Paper Mario (2000): RPG feito pela Intelligent Systems para o Nintendo 64 que mistura conceitos tradicionais de RPG como batalha em turnos com elementos dos jogos do Mario.
Dr. Mario 64 N64 (2001): Dr. Mario ganha uma nova versão com detalhes em 3D e mais personagens.

Luigi's Mansion (2001): Lançado para GameCube, aventura estilo Os Caça-Fantasmas, em que Luigi tenta resgatar o irmão numa mansão mal-assombrada.

Mario Kart Super Circuit (2001): Lançado para GBA era um Mario Kart parecido com o do SNES.

Super Smash Bros. Melee (2001): Foi lançado para GameCube. O esperadíssimo sucessor de Super Smash Bros trouxe como inovações Dr. Mario, Bowser e Peach como personagens jogáveis.

Super Mario Sunshine (2002): Segundo jogo 3d da série, agora para Gamecube.

Mario & Luigi: Superstar Saga ( 2003): Lançado paa GBA, esse RPG contia gráficos cartunescos muito elogiado pelo senso de humor.

Mario vs Donkey Kong (2004): Mario novamente confronta Donkey Kong, mas desta vez Mario não tem que salvar Pauline mas sim miniaturas de brinquedo dele mesmi. Tudo começa quando Donkey Kong assiste tv e vê que existe uma nova moda: os mini-mario, Donkey vai à cidade e vê que o estoque está esgotado, assim o gorila acaba assaltando a indústria de brinquedos pertencente ao Mario, que corre atrás de dele para salvar os Mini-Mario.

Super Mario Strikers (2005): Lançado em GameCube, o jogo mostra Mario e sua turma jogando futebol usando jogadas especiais.

New Super Mario Bros (2006): Lançado para Nintendo DS, mostrava a princesa sendo sequestrada novamente, mas desta vez por Bowser Jr e fica por conta de Mario salvar o dia mais uma vez. O jogo tinha cenários 2D e personagens em 3D.

Mario vs. Donkey Kong 2 March of the Minis (2006): A continuação de Mario vs Donkey Kong lançada para Nintendo DS.

Super Mario Galaxy (2007): Lançado para Wii, Mario terá que se aventurar novamente, mas agora irá até as estrelas, em um tour espacial através de planetas, nebulosas, estrelas e asteróides para salvar o Reino do Cogumelo mais uma vez

Mario & Sonic at the Olympic Games(2008): Na esteira do Jogos Olímpicos de 2008, foi lançado para Wii e DS o jogo onde reunia personagens de Sonic e Mario para disputarem os Jogos Olímpicos. Um marco na história dos games.

Super Smash Bros. Brawl (2008): O terceiro e mais famoso da franquia. Com participação de Solid Snake de Metal Gear e de Sonic.

Mario & Sonic at the Olympic Winter Games (2009): Desta vez os personagens de Mario e Sonic disputam os jogos de inverno!

New Super Mario Bros. (2009): Lançado para Wii. O primeiro a ter recurso de jogar em mutlijogador simultâneamente em até 4 jogadores, e o primeiro a incluir o novo recurso da Nintendo, "Super Guide" (Super Ajuda).

Super Mario Galaxy 2 (2010): Lançado para Wii. É a esperada continuação de Super Mario Galaxy

Curiosidades
-->Você sabia que Mario já se encontrou com Sonic?
Foi em Mario & Sonic at the Olympic Games, Mario & Sonic at the Olympic Winter Games e Super Smash Bros. Brawl como personagem jogável em ambos os jogos em parceria com a Nintendo.
-->Acha que o Mario só é encanador? Está enganado! Confira suas diversas profissões:
* Carpinteiro – (Donkey Kong) Mario originalmente era carpinteiro e deveria salvar Pauline de Donkey Kong.
* Encanador – (Mario Bros.) Mario consertava um encanamento destruindo inimigos que saiam de canos.
* Super-Herói – (Super Mario Bros.) Mario é Super-Herói em todos seus jogos de plataforma começados em “Super Mario” (Ex: Super Mario Bros., Super Mario 64, etc.).
* Demolidor – (Wrecking Crew) Mario deveria destruir paredes, escadas e bombas para ganhar pontos e passar de fase.
* Médico – (Dr. Mario) Dr. Mario destruía vírus dentro de potes com suas Megavitaminas, se as cores do vírus e da pílula fossem iguais.
* Piloto – (Super Mario Kart) Mario corria com karts junto com seus amigos em pistas originadas das fases de Super Mario World.
* Pintor – (Mario Paint) Na arte da caixa do jogo, Mario aparecia vestido de pintor pintando em uma tela.
* Cozinheiro – (Yoshi’s Cookie) Mario deveria, com uma máquina, organizar biscoitos e combinar os do mesmo tipo para passar de fase.
* Jogador de Golfe – (Mario Golf) Mario jogava em vários trajetos com seus amigos usando tacadas especiais.
* Jogador de Tênis – (Mario Tennis) Mario jogava Tênis em quadras diversas e usava itens com seus outros competidores.
* Jogador de Baseball – (Mario Superstar Baseball) Mario reune seus amigos para jogar partidas de baseball com itens, armadilhas e tacadas especiais.
* Dançarino – (Dance Dance Revolution : Mario Mix) Mario dança, estilo dança de rua, com seus amigos músicas originadas de sua série.
* Jogador de Futebol – (Super Mario Strikers) Mario joga futebol com seus amigos,novamente com itens e jogadas especiais.
* Jogador de Basquete – (Versão GCN de NBA Street V3, Mario Hoops 3-on-3) Mario joga basquete com os outros personagens da série com a ajuda de itens, jogadas especiais e armadilhas na quadra.
* Juiz – (Punch-Out!!) Mario apita todas as lutas de boxe no Punch-Out do NES. Mario também foi arbitro no jogo Tennis do NES.
* Atleta Olímpico – (Mario & Sonic at the Olympic Games)
* Lutador – (Super Smash Bros) Mario e Luigi se juntam para lutar contra outros personagens da Nintendo como Link, da série Zelda, e Donkey Kong.
--> A evolução de Mario:

Mario em outras Mídias
Filme: Foi lançado em 1993 aproveitando o sucesso dos games, porém o filme foi um fracasso. Em destaque no filme estão Bob Hoskins (Mario), John Leguizamo (Luigi) e Dennis Hopper (Rei Koopa). No Brasil, foi exibido pela TV Globo e hoje ainda é exibido pela TNT e no canal HBO.
Desenho: Teve um desenho chamado The Super Mario Bros. Super Show!
Comemoração
Para celebrar esta data a Nintendo vai lançar em Outubro, para já apenas no Japão, uma edição limitada denominada de Super Mario Collection Special Pack

Ele vai incluir os primeiros 4 jogos lançados para a NES, sendo eles, Super Mario Bros. Super Mario Bros. the Lost Levels, Super Mario Bros. 2 e Super Mario Bros. 3, tudo na mesma caixa, onde podem encontrar um CD de música e um livro com a história do Super Mario.

Além disso foi feito um vídeo comemorativo:



Espero que tenham gostado! PARABÉNS SUPER MARIO BROS.!
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

1 comentários:

Clique aqui para comentários
Anônimo
admin
13 de setembro de 2010 às 17:10 ×

Caraca ficou muito bom véio! PARABÉNS MARIO!

Parabéns Anônimo.
Responder
avatar
Obrigado pelo seu comentário