Análise - Batman: Arkham City




Produtora: DC/ Rocksteady/ WB Games
Gênero: Ação/Aventura
Plataformas: PC/Ps3/Xbox 360
Classificação: 14 anos (Violência/Assassinato/Drogas Lícitas)



O Cavaleiro das Trevas voltou!


Sem dúvida alguma, o enredo de Arkham City é uns dos mais bem elaborados dos games lançados esse ano.
Tudo começa com a criação de uma ''Cidade-Prisão'', chama de Arkham City, onde foram jogados os criminosos mais perigosos de Gotham. Os internos podem fazer o que quiser lá, só existe uma lei, não sair dos limites da cidade!

Com toda essa desordem o vilão Doutor Hugor Strange que dirige a instituição planeja algo terrível que pode afetar toda Gotham e revelar para todos que Batman realmente é.
Pois é! Batman terá que encarar novamente todos os vilões de Gotham, mas dessa vez com a ajuda da infame Mulher-Gato, que dá uma mãozinha para o herói de vez em quando!

Uma história incrível que vai deixar muito gente de boca aberta de tão surpreendente e fazer os fãs mais nostálgicos dos quadrinhos pirarem com a aparição de muitos vilões que não deram as caras no primeiro game.

Visual Sombrio, mas com certeza lindo!

Dá para ver em cada canto de Arham City, o capricho das produtoras em criar um cenário caótico e sombrio, ao mesmo tempo vivo, cheio de cores e detalhes. É quase impossível vasculhar toda a cidade, para quem gostar de apreciar os conceitos de arte do game, é um prato cheio, sinta-se a vontade para andar pela cidade (que é enorme!) e ver cada detalhe.

Arkham City é cheia de vilões e heróis, isso com certeza deve ter dado muito trabalho, mas as produtoras conseguiram fazer o game se manter fiel aos quadrinhos, mantendo a personalidade de cada um, com um design moderno, mas sem esquecer do estilo clássico deles, todos bem detalhados e cheios de cores ](principalmente o Coringa).

Cada vilão e sua gangue ocupam lugares distintos na cidade e isso faz com que cada grupo tenha características diferentes, assim o jogador não tem a sensação de estar batendo em gêmeos o tempo todo!
Outra coisa interessante é mudança de cenário, que varia de acordo com o vilão que domina determinada área, o Senhor Frio por exemplo, seu domínio é gelado, com pequenos locais congelados e neva sempre.

O único defeito nesse quesito (mas é difícil perceber) é algumas vezes, as texturas demoram a carregar, mas apenas os olhos mais exigentes com relação aos gráficos vão perceber esse efeito!

Armado até os dentes!

A jogabilidade é praticamente impecável, o jogador poderá lutar contra até vinte inimigos aos mesmo tempo, isso graças a um sistema de combate pratico, intuitivo e muito fluído.
A maior novidade em relação a este quesito, foi poder usar novos aparelhos do primeiro game e ainda adquirir novos (além da poder melhorá-los através de upgrades),e também poder usa-lós durante os combates, através de pequenos atalhos nos controles.
Isso facilita muito na horta pancadaria, já que a inteligência artificial melhorou bastante.
Como são muitos equipamentos, vou falar de cada um separadamente.

-Batarangue- O velha lâmina em forma de morcego, que serve para derrubar inimigos de maneira rápida, agora você ainda pode controlar sua direção através de controle remoto.

-Bat-Garra - o velho gancho que serve para puxar objetos que estejam longe, subir em telhados e agora pode puxar armas de fogo das mãos dos inimigos no meio dos combates.

-Lançador de Cabo - Atira uma corda de aço em linha reta, podendo ser usado pra fazer rapel ou fazer uma ponte de uma prédio pra outro, passando despercebido pelos inimigos.

-Sequênciador Criptográfico - Batman o usa para raquear computadores, localizar frequências de rádio e abrir portas trancadas magneticamente.

-Neutralizador - Serve para desativar armas de fogo, explodir ou neutralizar bombas.
Arma de caraga elétrica - Solta uma pequena carga de energia, útil pra fazer objetos elétricos funcionarem ou dar um choque em bandidos.

-Raio congelante - Uma granada de gelo, serva pra criar pontes na água ou congelar seus oponentes.

-Gel explosivo - exploda paredes pra achar passagens secretas ou mandar seus inimigos pelos ares.

-Bomba de fumaça - quando estiver em perigo extremo, solte uma bomba de fumaça e suma da vista de seus inimigos, isso irá cega-lós por um tempo.

Nossa deu trabalho digitar isso tudo, ufa!
Enfim, a única coisa que continua o mesmo desde o primeiro game, é a câmera que as vezes se esconde através dos objetos no cenário, tampando a visão do que acontece na tela!

Batman está aqui!

Os feitos sonoros são incríveis, cuidado quando for pegar seus oponentes na surdina, ao menor som eles vão ver você.
Explosões, tiros, gritos de socorro por toda a parte são apenas detalhes que as produtoras fizeram questão de dedicar toda a tenção.

Mas o melhor de Batman também são suas dublagens, bem sincronizadas, diálogos convincentes e a incrível atuação de Mark Hamill (Luke, are you the Joker? NOOOO!)
A sonorização do game é digna de aplausos!

Quem você vai salvar primeiro? Batman!

Apesar da campanha ser um tanto curta( umas sete horas, depende do jogador), Arkham city está um caos, e existe muito o que fazer. As missões secundárias valem a pena ser jogadas, são tão cinematográficas quanto a campanha e além disso ajudam a dar upgrades e revelar novos vilões, dando algumas horas a mais de vida ao game.

Assumir o papel da Mulher-Gato (isso para quem comprou a versão original), foi uma tacada de mestre dos desenvolvedores, mas uma pena que suas missões sejam tão curtas.
Os challenges estão de volta, ainda mais difíceis, e um dlc para jogar com Robin(apnas nos challenges) foi lançado dias depois do lançamento do game.

Jogo do ano? Tem boas chances!
Batman: Arkham City é sem duvidas espetacular, e vai bater de frente com muitos games de peso na hora da VGA, se ganhar, foi merecido!
Enrendo envolvente e cheio de reviravoltas, jogabilidade viciante, gráficos belíssimos e vários extras, ou seja o melhor de Batman voltou e apesar de alguns deslizes que poderiam ter sido corrigidos, é uma game que todos tem que ter na coleção!

Notas:
Gráficos: 9,5
Jogabilidade: 9,8
Sonorização: 10
História: 10
Extras: 9,5
Média: 9,7
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário